quarta-feira, 14 de abril de 2010

A PAZ TRAZIDA POR JESUS


Paz seja convosco – foram as primeiras palavras de Jesus aos seus dicípulos após sua ressureição. Os dicípulos precisavam de paz. Muita coisa acontecera para lhes tirar a paz. Estavam fechadas dentro de uma sala com medo dos judeus. Quem tem medo, não está em paz. Já tinham ouvido o relato das mulheres e de alguns deles dizendo que Jesus havia ressuscitado, mas ainda havia dúvidas entre eles. Quem está em dúvida, não tem paz.

Todos eles carregavam um sentimento de culpa muito grande, porque tinham fugido e abandonado a Jesus quando ele foi preso. Pedro, principalmente, sentia grande tristeza, porque negara três vezes a Jesus. Quem carrega culpa na consciência, não sente paaz. Por isso, Jesus foi procurá-los. Levou-lhes o que mais precisavam: paz.

O RESSUSCITADO TROUXE A PAZ

Aquela atitude de Jesus demonstrou novamente seu amor pelo discípulos. Não queria assustá-los, pois lhes mostrou as mãos e os pés e pediu algo para comer, para que não pensassem que diante deles estava um espírito de outro mundo.

Não estava lá para lhes pedir contas do porquê tinham fugido, nem cobraria nada de Pedro por causa de sua negação. Pelo contrário, oferecia-lhes a paz como garantia de que estavam perdoados. Com a chegada do Jesus ressuscitado, a paz deveria reinar entre eles e dentro deles, pois não havia mais razões para  continuarem  com medo, cheios de dúvidas e sentimentos de culpa. Com Jesus veio a paz.

Hoje dizemos assim: com Jesus vem a paz. Ele continua trazendo a mesma paz, a qual não ficou velha nem gasta. E não existe quem dela não precise. Necessita de paz  quem está em Guerra, às vezes de um tipo, noutras ocasiões de outro tipo. Que guerras são essas?

A LUTA PELA PAZ CONTINUA

Há vezes em que estamos em Guerra com Deus. Acontece quando insistimos em ser desobedientes. Sabemos que agimos contra um ou mais dos mandamentos e, mesmo assim, continuamos. É uma Guerra muito perigosa; pode destruir a fé e nos colocar nas mãos do inimigo. Só há uma salvação para quem está em Guerra com Deus: em arrepedimento, confessar seus pecados e confiar no perdão e na paz trazidos por Cristo.

Noutras vezes, estamos em Guerra com nossa conciência. Ela teima em nos acusar por causa dos nossos pecados. Onde encontrar a paz? Só junto de Jesus, porque o sangue derramado por ele nos limpa de todos os pecados. Não resta mais nenhum com poder de nos acusar e condenar.

Seguidamente enfrentamos também outro tipo de guerra: contra as tentações. Aparecem com um só objetivo, ou seja, nos levar à desobediência a Deus. Felizmente não precisamos enfrentá-las sozinhos. Aquele que também foi tentado, porém, conseguiu vencer o Tentador. Jesus é o mais forte, não precisamos lutar sozinhos, por isso temos paz, na certeza de que na companhia dele, a vitória contra as tentações também será nossa.

Há outras guerras também. Não temos como mencioná-las todas. A verdade maior é que não precisamos menos de paz do que os dicípulos. Por isso, saber que a “paz seja convosco” dito pelo Jesus ressuscitado, também se aplica a nós, é consolo maravilhoso. A partir desta paz, vivamos em paz e morramos em paz quando chegar o momento. E depois? Depois ressuscitaremos para uma existência de completa paz. Será maravilhoso!

 

Presidente da IELB

Paulo Moisés Nerbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário